Masterização

Masterização é tratamento pós-produção de áudio, sendo o processo de preparar e transferir o Stereo Mix (mixagem final da faixa) para um Master, a partir do qual as cópias serão produzidas, ou em formato digital para distribuição em plataformas online, ou através de duplicação e replicação para CDs. Embora se prese o processamento analógico e as suas características, por motivos de flexibilidade e modernização, utilizamos maioritariamente processamento digital que irrepreensivelmente emula o processamento analógico. Utilizamos software original e licenciado da Izotope (Ozone6) e da WAVES para este processamento.

A masterização deve ser efectuada por pessoa fora do projecto musical, e que não tenha participado nas fases anteriores (pré-produção e mistura), para que uma abordagem criativa mais ampla possa ser explorada.

Entretanto, além de masterizações exteriores (misturas efectuadas noutros estúdios de gravação), efectuamos masterizações de trabalhos por nós misturados, pois dispomos de várias pessoas que podem interagir em diferentes fases do processo e privilegiamos a autonomia criativa de todos os agentes.

Solicitamos aos músicos/produtores exemplos de CDs comerciais que se assemelhem ou produto final que pretendem, e trabalhamos nesse sentido numa faixa. Em Sala de Produção efectuamos várias "provas" de Master, confrontamos os ficheiros escutando em locais e ambientes diversos (HiFi; Fones; Carro 1; Carro 2; Carro 3; TV; Portátil; etc) e apresentamos as opções validadas. Após selecção e aprovação do Master "tipo" por parte dos músicos/produtores, efectuamos a masterização completa da obra segundo abordagem tomada.